e ae pesoal ! Bora estudar fisica?

e ae pesoal ! Bora estudar fisica?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Relatorio do filme: Uma mente brilhante


O filme conta a historia do matemático John Nash, que durante seus anos de estudo, buscou uma formula que o levasse a fama, ele queria fazer algo diferente. Acabou criando um conceito em que o essencial seria a colaboração do grupo para que todos conseguissem a algum lugar, a um certo objetivo, a um lucro final.

Nash teve sempre por perto um colega espirituoso, Charles, que o estimulava constantemente, durante suas crises mais pesadas, nas quais parecia querer se esconder de tudo e de todos. O único que o compreendia nesses momentos era Charles.

Ao terminar seu curso de matemática, reconhecido por suas teorias e pelo brilhantismo na área, John Nash foi convidado a trabalhar no MIT (Massachussets Institute of Technology), o mais conceituado de todos os centros de pesquisa na área de matemática e engenharia dos Estados Unidos, podendo levar com ele dois de seus colegas.

Além de suas pesquisas, foi convidado a dar algumas aulas, o que, para ele, foi um verdadeiro martírio já que as considerava perda de seu tempo e dos alunos também. Outra atividade, dessa vez instigante e interessante, também surgiu nessa mesma época. Foi aliciado para decifrar códigos para o governo, evitando que importantes mensagens soviéticas pudessem ser passadas através de inocentes matérias publicadas em jornais e revistas americanos para agentes russos infiltrados na América do Norte. Em suas mãos estava o destino da nação, ele poderia evitar a explosão de bombas nucleares nos Estados Unidos.

Nesse mesmo período, conheceu sua esposa, Alicia, uma linda jovem que se sente seduzida pelo professor inteligente e bem sucedido. Marcante e decisiva em sua vida, Alicia será seu anjo da guarda a partir de então. A partir desse momento de suas vidas, revelam-se os grandes dramas da esquizofrenia de Nash. Boa parte do que imaginava estar fazendo e algumas das pessoas mais importantes que viviam ao seu redor nem ao menos existiam.

Somente sua própria força e inteligência, aliadas a dedicação de sua esposa poderiam permitir que ele superasse as adversidades e viesse a ter uma vida normal, outra vez.

Seu reconhecimento foi concretizado em 1994, quando ganhou o Prêmio Nobel de Economia.


Fim.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ed. financeira - livro escolar

Todos nos usamos o livro escolar para estudar, e todo livro ou caderno q usamos é composto por 98% de papel que para ser fabricado, passa por um enorme processo que consiste na derrubada de várias árvores para adiquiri celulose(produto necessario para a fabricação de papel), água, produtos tóxicos.
Para cada tonelada de papel fabricado, 2-3 toneladas de madeira, uma enorme quantidade de água e energia e vários produtos quimicos altamente tóxicos. Os fabricantes de papel, lucram muito com esse ramo, já que quase todo o material usado, é encontrao na natureza, que é a única q sai prejudicada nisso tudo. O governo tem como obrigação, fiscalizar esse tipo de frabicação, para garantir que quem se beneficia com isso, arque com os prejuizos causados ao meio ambiente, mas nem sempre é assim.
O que a humanidade faz hoje em dia com a natureza é realmente de dar pena, usam e abusam da matéria-prima retirada do meio ambiante, esperdição água, e poluem tudo por onde passam. Por exemplo, uma geladeira novo poderia ser usada por uns 10 anos, mas é dada como velha aos 5, aparelhos celulares não duram mas de 2 anos nas mãos dos consumidores, e etç.
Não existe uma solução para acabar de vez com a poluição do mundo, isso é óbvio, mas podemos diminuir muito o niver de poluição, tipo, separar o lixo reciclavel do não reciclavel, já q reciclando certos tipos de lixo, podemos ver números realmente bons para o meio ambiente, por exemplo: para cada tonelada de papel reciclado evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores, para 10% de vidro que reciclamos é economizado 4% de energia e reduz 10% de água ultilizada, e etç